4 formas baratas de motivar os funcionários da sua empresa de moto peças

Em toda empresa, a equipe de colaboradores é fundamental para que o negócio possa se desenvolver e trazer melhores resultados, mais emprego, renda e lucratividade para proprietários e sócios. Sendo assim, é fundamental que os funcionários em si sejam eficientes e estejam de acordo com os propósitos e as metas do seu empreendimento. Por isso, preparamos um texto com dicas sobre como motivar seus funcionários de forma econômica para o orçamento!

Não apenas de competência e técnica são formados os funcionários de sua empresa de moto peças. Eles possuem experiência e motivações, fatores que utilizam todos os dias para operar o seu empreendimento, vender mais peças e realizar os negócios que a empresa precisa para se sustentar e crescer no mercado. Por isso, oferecer uma boa experiência de trabalho aos colaboradores é uma forma de investir no seu próprio êxito empresarial.

Funcionários que trabalham felizes, trabalham melhor. Além disso, eles vestem a camisa de sua empresa e ajudam no crescimento conjunto do empreendimento. 

Veja como motivar os funcionários de sua empresa de moto peças:

Invista em união e engajamento

O seu time de guerreiros precisa de razões para levantar cedo da cama e enfrentar a batalha diária do mercado (para além do salário no fim do mês). Incentive o engajamento dos seus funcionários com a marca do seu negócio e crie ações para unir a equipe. Apoiando-se uns nos outros em um ambiente pacífico e harmonioso, os funcionários conseguem ter um desempenho muito melhor. 

Os colegas são um fator que realmente interferem em um ambiente profissional. Se não há uma boa relação entre os profissionais, cria-se um ambiente de rivalidade e estresse que prejudica, não apenas o seu negócio, mas também a própria saúde psicológica dos funcionários, que terão um desgaste absurdo todos os dias.

É possível unir seus funcionários através de pequenos eventos em conjunto, até mesmo dentro da empresa, para promover o diálogo e a convivência. Que tal um chopp com o pessoal da firma no fim de semana? 

Feedback é necessário

Os funcionários da empresa de motopeças precisam sentir que o trabalho deles possui finalidade e sentido dentro do empreendimento. Se sentir importante dentro das estruturas empresariais é uma das formas de criar mais engajamento e motivação na mentalidade de seu colaborador. Para isso, o diálogo e feedbacks com cada um precisam ser feitos com frequência.

Feedback é dar o retorno ao seu funcionário sobre o desempenho dele em um determinado período. Esta conversa precisa ser feita de forma tranquila e clara, de uma forma que o colaborador possa ouvir o que está fazendo certo e errado, mas também precisa ter o espaço necessário para dar suas opiniões sobre os processos da empresa. Esta auto avaliação faz bem para o trabalho do profissional, mas também pode dar ótimos insights sobre coisas que precisam ser desenvolvidas melhor dentro do empreendimento de motopeças.

Cobrar quando necessário, celebrar quando merecido

Toda empresa precisa de lucros e bons resultados para continuar operando, gerando emprego e renda. Por isso, o desempenho dos funcionários interfere diretamente na performance de vendas do empreendimento e, consequentemente, em atingir metas. Quando metas não são alcançadas, algo está errado e os problemas precisam ser resolvidos em conjunto…

Mas quando os bons resultados vêm, a empresa precisa celebrar. A lógica “não fez mais do que sua obrigação” não é nada motivadora. Faça seus profissionais perseguirem metas para conseguir êxito e satisfação no trabalho e carreira sem ameaças ou pressão.

Boas formas de celebrar são, por exemplo, fazer eventos de confraternização no fim do mês, bimestre ou trimestre. Não precisa ser nada grande: uma cervejinha de cortesia no final de um expediente de sexta, no próprio espaço da companhia, é uma boa forma de criar laços entre a empresa, profissionais e colegas, além de estimular os funcionários.

Se possível e rentável, considere aplicar uma política de prêmios e comissões para os funcionários de acordo com sua performance, com atenção especial para os líderes em faturamento e desempenho, o que cria uma competição saudável entre os colaboradores.

Administrar uma empresa de motopeças envolve eficiência na gestão, mas, acima de tudo, é preciso ser sensível às necessidades dos funcionários. Agora que você sabe como motivar seus funcionários, é hora de investir e colher os frutos!