FAX: 63 3413 7800  SAC | CALL CENTER : 0800-6427878

3 ferramentas que ajudam a controlar o estoque

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O controle de estoque é essencial para garantir o atendimento do cliente no momento exato, ou seja, quando o consumidor precisa solucionar um problema ou satisfazer o desejo de compra.

A empresa tem que dispor dos itens de determinada mercadoria no estoque, caso contrário, o cliente pode buscar o produto na loja concorrente. Sendo assim, é essencial saber como controlar estoque.

O objetivo do controle de estoque é manter atualizadas as informações quanto às quantidades de peças, custo unitário e custo total das mercadorias.

Estoque é capital imobilizado, por isso é fundamental saber o valor financeiro para atualizar a escrituração contábil da empresa. Daí a importância de controlar a entrada e saída de materiais, isto é necessário para o planejamento de compras e vendas, pois evita a falta de mercadorias ou aquisições acima da demanda.

Por isso, as ferramentas para controlar estoque são imprescindíveis. Entenda:

• Entradas e saídas de mercadorias no estoque devem ser registradas, o uso de um sistema informatizado facilita e agiliza esse processo.

• Retirada de mercadorias só pode ser feita mediante requisição de saída com a identificação dos responsáveis pela movimentação dos produtos.

• É necessário fazer o inventário do estoque periodicamente: o inventário rotativo deve ser feito diariamente, escolhendo-se alguns lotes de peças para detectar possíveis falhas no controle de entradas e saídas de mercadorias; anualmente, é importante fazer o inventário do estoque total.

Ferramentas para controlar o estoque

Gestão - SIM Distribuidora

1. Sistema ERP:

Um sistema de gestão empresarial muito eficiente e largamente utilizado por empresas é o ERP, um software capaz de processar de maneira integrada, informações de todos os setores da firma, incluindo o estoque.

É uma das ferramentas de controle mais populares.

A automatização da gestão de estoque com o sistema ERP confere agilidade ao trabalho, além de fornecer relatórios consolidados no histórico de vendas sobre: entradas, saídas, média de consumo diário, prazos de entregas das mercadorias, custo unitário e custo total.

Tais dados ajudam no planejamento de estoque mínimo, estoque de segurança e as compras anuais.

Com o sistema ERP a empresa conseguirá realizar com mais precisão, o inventário rotativo e anual de mercadorias do estoque.

2. Planilhas de Controle de Estoque:

No mercado, há empresas especializadas na construção de planilhas eletrônicas que são utilizadas como ferramentas para controlar o estoque.

Utilizam, geralmente, programas como o Excel para desenvolver planilhas conforme a necessidade da empresa ou comercializam modelos prontos. Também é possível encontrar modelos grátis para teste.

Com a planilha eletrônica é possível fazer o cadastro de fornecedores, produtos e responsáveis pela movimentação do estoque, o fluxo de mercadorias (entradas e saídas), inventários do estoque, resultados consolidados, relatórios e gráficos.

3. Controle de estoque online:

Entre as ferramentas para controlar estoque existem sistemas online que possibilitam o controle de estoque à distância.

Dessa forma, a empresa poderá acessar o banco de dados utilizando um dispositivo móvel (celular ou tablet) conectado à internet para consultar as informações.

Há várias empresas especializadas em ferramentas para controlar estoque online, com planos para uma empresa ou matriz mais as filiais.

É um sistema que pode ser usado por micro e pequenas empresas que possuem estoques menores e menos complexos.

Algumas empresas oferecerem um período gratuito para que os interessados possam testar as funcionalidades do sistema.

Antes de escolher ferramentas para controlar estoque, faça o levantamento da situação atual da empresa, quais os principais problemas e expectativas que você tem quanto ao uso de um programa computacional que facilite esse processo.

É importante optar por ferramentas que forneçam suporte técnico completo e treinamento.

As dicas de ferramentas para controlar o seu estoque foram úteis?

Compartilhe e leia outros posts no blog![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]