5 Dicas para franquear sua loja de motopeças

Quem tem uma loja de motopeças deseja ver seu negócio se ampliando e atingindo patamares mais altos. Ver sua empresa oferecer serviços ainda mais especializados, aumento da equipe técnica, crescimento no vínculo com fornecedores e criação de parcerias são alguns dos objetivos que todo gestor de loja de motopeças quer que seu estabelecimento tenha. Mas assim como uma receita de bolo que precisa ser seguida para ter um resultado esperado, montar uma franquia motopeças também necessita de alguns passos a serem cumpridos.

Antes de tudo, abrir uma franquia de motopeças é diferente de abrir outra loja. Você está descentralizando suas tarefas e repassando a outras posições que estão sob seu comando. Porém, para que isso ocorra, algumas ações precisam ser tomadas. Afinal, se você analisou a real situação da sua empresa a ponto de alavancá-la, então torná-la uma franquia motopeças pode ser considerado um grande avanço.

#1 Faça a apropriação da marca

Qualquer marca precisa ter registro de sua propriedade, caso o dono do negócio queira expandi-la. Esse registro é feito no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial e requer algumas atenções que você precisa estar atento em segui-los. Já fique ciente de que não é um processo muito rápido e pode solicitar algumas etapas mais específicas. Contudo, é essa propriedade que lhe dará direito de franquear sua  loja de motopeças e dar autenticidade na tomada de decisões de mercado.

#2 Estude o mercado de motopeças

O fato de notar que o mercado de motopeças está crescendo não é garantia de que sua empresa também seguirá esse padrão. Seja esperto e analise todas as situações em que o mercado se encontra. Desde o contato com o consumidor, padrões de consumo, crescimento da economia, peças novas no mercado, motos que entram e saem de linha de produção, especializações novas para equipes técnicas, modernização na estrutura de gerência de lojas, tipos de investimento, lista de fornecedores. São esses detalhes que precisam estar na sua mente o tempo todo para que toda decisão seja positiva.

#3 Organize a casa para ampliá-la

Se você já está com a decisão de montar uma franquia motopeças em mente, então saiba que isso requer planejamento e organização. E esses quesitos são trabalhados dentro da casa. Não pense que o ato de franquear o negócio vai organizar as coisas naturalmente. Você precisa se mexer!

Como é a sua estrutura organizacional? Como é constituída sua equipe de vendas, de reparos técnicos, de compra? Qual é o padrão para processos contábeis, administrativos, de comunicação e de marketing? Sua empresa utiliza algum programa digital para gerenciamento de empresas? Você tem o costume de usar tecnologias para auxiliar o andamento da sua empresa?

São detalhes como esses que regem a devida organização antes de se montar uma franquia de motopeças. Se você ainda não possui algumas dessas atribuições, não hesite em continuar. Mas faça essa transformação para sentir melhor os impactos positivos no futuro com a franquia já montada.

#4 Busque capacitação

O fato de se estabelecer uma franquia de motopeças requer conhecimento, e muito! Lembre-se, você está trabalhando com um mercado em expansão e as franquias possuem um ritmo ainda mais específico de crescer. Empreendedorismo, embora atrativo, é uma estratégia bastante ampla e requer profissionalismo à altura.

Por isso, faça cursos, participe de palestras, confira seminários e treinamentos que o ajudarão a abordar as dicas e sugestões dentro da sua empresa. Converse com quem já é dono de uma franquia, não necessariamente de motopeça e veja quais os prós e contras que podem surgir.

#5 Estruture seu plano de negócios

Sua empresa vai se tornar uma franquia e as coisas agora vão mudar para uma proporção maior. Por isso, seu plano de negócios também precisa ser planejado de acordo com a real situação dela. Entrar no mundo de franquias pode lhe deixar perdido e é justamente o plano de negócios que irá lhe ajudá-lo a se encontrar e a traçar o caminho para o sucesso. Mas atenção, nem sempre o destino é somente lucro, mas ampliação de investimento, maior participação de fornecedores, melhorias financeiras, aperfeiçoamento nos recursos humanos, entre outras questões.

Franquear loja de motopeças não é uma tarefa muito simples. Ela requer esforço e concentração. Ao seguir essas dicas, você terá um vislumbre melhor de como adequar sua empresa a essa realidade e se deparar com um crescimento positivo e grandioso. É entrar no caminho e ir até o final. Boa sorte!