FAX: 63 3413 7800  SAC | CALL CENTER : 0800-6427878

4 dicas para você começar um negócio de motopeças

Deseja montar um negócio de motopeças? Saiba que o Brasil é um ótimo campo para investir nessa empreitada. Num país onde o mercado de motocicletas cresce com uma margem positiva de 2% a mais cada ano, de acordo com o IBGE, montar um negócio de motopeças significa manter esse mercado ainda mais aquecido.

Porém, um dado importante também deve ser levado em consideração. Cerca de 40% das microempresas montadas não costumam ter mais de quatro anos de funcionamento e isso é um fator preocupante. A falta de ações eficazes que mantenham o estabelecimento em pé torna essa prática muito volátil, mesmo para quem ainda vai montar o seu negócio ou quem já está com o empreendimento em pé.

Para que seu negócio flua de modo positivo, é necessário seguir algumas táticas. Esses passos podem lhe ajudar a dar um vislumbre do objetivo que se deseja chegar e a ter um negócio rentável e de prestígio.

Dica #1 – conheça o mercado

Se você vai montar um negócio de motopeças, então conheça o mercado de atuação. Saiba de tudo, desde marcas, modelos, concorrentes, fatores econômicos e até gosto do público-alvo e tendências de consumo.

Conhecer e entender essas informações são cruciais para atender um nicho de mercado que não é tão explorado e que pode ser investido em estratégias para impactar seus clientes. Não só avalie os lados negativos, mas também os positivos. Nem sempre o que você acha que é bom é algo que o cliente irá se contentar. Pode ser que ele já tenha visto coisa ainda melhor.

Dica #2 – Saiba posicionar sua marca

Estabelecer uma imagem positiva da marca é algo primordial para quem quer montar um negócio de motopeças. Entenda que ter uma loja não deve ter uma perspectiva limitada a lucro e aumento de vendas. É mais do que isso, é criar uma estrutura comunicacional, comercial e social com o público de forma que ele se fidelize e tenha sua loja como referência em primeiro lugar.

Trabalhe com métricas, análises de consumo, visibilidade, formas de anúncios criativos e inteligentes e outras técnicas que podem ajudá-lo a tornar seu patrimônio em algo de sucesso. Utilizar o marketing a serviço de sua loja é extremamente importante.

 

Dica #3 – Aprenda a administrar

Isso envolve vários aspectos, desde o abastecimento do estoque até parcerias com fornecedores. O fato de montar um negócio de motopeças requer uma administração equilibrada e de maneira didática. Ou seja, adote métodos que o ajude a organizar os setores do estabelecimento e a ter uma visão geral do desempenho de toda a loja.

Saiba organizar demanda de peças, conheça fornecedores confiáveis, gerencie gastos e despesas de modo dinâmico entre outras tarefas. Caso seja necessário, busque qualificação por meio de órgãos como o SEBRAE para aprender a otimizar suas atividades e alavancar seus resultados.

 

Dica #4 – Aprenda a investir corretamente

Quando o momento de montar o negócio de motopeças se torna algo atrativo, muitos empreendedores desejam investir várias ferramentas sem ao menos identificar sua necessidade real ou qual delas será eficaz para o crescimento da empresa.

Saiba que investir com qualidade é investir com sabedoria. Isso não quer dizer que sua renda seja comprometida em sua totalidade com compra de recursos ou outras atividades. Por isso, faça uma lista de possíveis setores e funções que podem ser aperfeiçoadas e aí sim prepare um quadro de investimentos que podem ser feitos.

Ao montar o negócio de motopeças, pode ser difícil realizar investimentos no início. Se você achar oportuno, realize um empréstimo, mas certifique-se de sanar a dívida com rapidez para não ter problemas bancários no futuro.

 

Dica #Bônus – Tenha uma visão de mercado atual

Não pare de avaliar a situação real da sua empresa, mesmo que seja num momento ruim ou tranquilo. A permanência da sua loja de motopeças no mercado dependerá muito da sua capacidade de formular novas ideias e estratégias para torná-la ainda mais atrativa ao consumidor.

E para isso, é preciso ter uma reciclagem constante de análises, estudos e trabalhos constantes para manter sua loja atualizada com o mercado de motopeças.

Se você pensava que montar um negócio de motopeças é algo simples, saiba que é algo muito maior do que se imagina, mas também é algo muito produtivo e interessante. Ao adotar essas dicas, você verá que seu estabelecimento crescerá positivamente e terá bons resultados no futuro.