FAX: 63 3413 7800  SAC | CALL CENTER : 0800-6427878

7 livros que todo empreendedor deveria ler

Empreender vai muito além de um simples trabalho para que se possa pagar as contas no final do mês. Existem vários autores que afirmam que todo e qualquer empreendimento só consegue sucesso quando há a união entre uma boa gestão e a paixão pelo negócio por parte do empreendedor.

Dessa maneira, para empreender é necessário possuir habilidades que vão além daquelas relacionadas à gestão em si. É necessário que o empreendedor esteja inspirado para gerir o negócio da melhor forma, e é justamente para auxiliar nesta última competência que este artigo é direcionado, pois nele serão explorados os principais livros para empreendedor. Vamos a eles.

 

O ponto da virada

Trata-se de um livro bastante reconhecido entre os livros para empreendedor – foi best seller por mais de 200 semanas – e bastante estudado em cursos de administração. Seu grande trunfo reside na analogia que é feita entre os grandes fenômenos de consumo e epidemias.

Como um produto se transforma em uma grande sensação entre determinado público? Como os livros de colorir baseados nas mandalas budistas se tornarem verdadeiras epidemias entre o público adulto? Como um smartphone que custa aproximadamente R$ 4 mil se torna um sucesso de vendas em um país como o Brasil, no qual a grande parte da população não têm condições de comprá-lo?

Segundo Malcolm Gladwell, autor do livro, estes fenômenos devem ser analisados enquanto epidemias, isto é, como distribuição de vírus em alta velocidade para um grande número de pessoas, para que a resposta possa ser obtida. Imperdível livro para empreendedor, pois foge da autoajuda e se baseia em explicações lógicas.

 

A start-up enxuta

O mundo clama por novos modelos de negócio que tenha a inovação, o compromisso social é a responsabilidade ambiental como seus principais pilares, afinal em uma cultura cada vez mais baseada na informação e no conhecimento, antigos modelos de produção e de pensamento não são mais adequados.

Dessa maneira, este é um dos livros para empreendedor que Eric Ries criou a partir das premissas adotadas em start-ups, que possuem como característica um modelo de gestão centralizado, baseado em inovação e que possa rapidamente ser transformado para se adaptar às constantes mudanças. Ries criou um revolucionário método de administração, passível de ser aplicado em qualquer projeto.

 

Inovações em modelo de negócios

Um dos livros para empreendedores de natureza instrumental, é ótimo para os empreendedores ou pessoas que querem empreender e que têm pouco conhecimento do que é um plano de negócio e como executá-lo.

Por meio de diversos exemplos concretos e ilustrações, que ajudam em muito a digerir todo o conteúdo do livro, os autores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur já ajudaram milhares de pessoas ao redor do mundo a conquistar um plano de negócios eficaz e adequado à realidade do mundo contemporâneo.

 

Execução: a disciplina para atingir resultados

Aproveitando a temática do plano de negócios e continuando com livros para empreendedor de natureza instrumental, os autores Larry Bossidy e Ram Charam abordam neste livro o próximo passo da temática, ou seja, como fazer com que tudo o que foi definido no plano de negócios possa ser executado, fornecendo um ótimo instrumental de competências, habilidades e pensamentos que todo empreendedor deve possuir.

 

Criatividade S.A

Inovação tem uma relação íntima com a criatividade, uma vez que uma não pode existir sem a outra, sendo essenciais mesmo em negócios que não trabalham com a criatividade em si. Mas como criar uma cultura da criatividade dentro de sua organização? É justamente sobre está temática que o autor Ed Catmull, um dos fundadores da Pixar, maior estúdio de animação do mundo, aborda nesta obra.

 

Give and take

Apesar de ser muito similar as obras de autoajuda, Adam Grant faz um estudo bastante interessante neste livro, abordando como as atitudes em relação a tudo e em todas as esferas da vida, e não somente no relacionado aos negócios propriamente dito, têm um impacto direto na (não) obtenção de sucesso. Livro importante para realizar um autoanálise.

 

How google works

Não poderíamos terminar a lista de outra forma que não com um livro feito pelos executivos Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg, que atuam em uma das empresas mais bem-sucedidas e inovadoras do mundo: a Google.

Neste livro, os autores mostram como a empresa faz para produzir suas inovações e como os colaboradores são incentivados a pensar fora da caixa e contribuir com a empresa, ao mesmo tempo em que são realizados enquanto profissionais e pessoas.