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Como definir o seu público alvo

Definir o público alvo é um dos aspectos mais complexos de um negócio. É quase como o dilema do ovo e da galinha. Quem nasceu primeiro?

Nesse caso, a dúvida é entre o público alvo e a oferta. O importante é ter em mente que definir o público alvo é essencial para o sucesso do negócio.

Por que o dilema?

Um negócio pode surgir de várias formas diferentes. Um empreendedor pode não ter ideia do que fazer, mas sabe que deseja empreender. É a partir desse desejo que desenvolve uma pesquisa de mercado para descobrir quais são as oportunidades de negócio.

Dentro da perspectiva da oportunidade de negócio sempre está incluído o consumidor, elemento essencial de qualquer planejamento estratégico. Pesquisando o consumidor, é possível descobrir segmentos de consumo pouco explorados. Sendo assim, o público alvo é escolhido antes de se desenvolver a oferta.

Um exemplo disso é o de um empreendedor que descobre que há um nicho de mercado interessante e promissor, que é de pessoas da terceira idade que gostam de viajar. Sendo assim, o público alvo são pessoas da terceira idade que gostam de viajar. Observa-se, em seguida, que não há empresas e oferta suficiente nesse segmento, o que sinaliza uma ótima oportunidade de negócios.

Nesse caso, esse empreendedor vai desenvolver a oferta, que é uma agência de viagem especializada em pessoas da terceira idade.

Há, também, o contrário, que é quando alguém tem alguma habilidade especial e, de repente, resolver transformá-la num empreendimento porque percebe que há uma oportunidade. Quando abre a empresa, já tem a oferta pronta.

Tão importante quanto definir o público alvo é conhecê-lo bem

Não importa, todavia, se nasceu primeiro o ovo ou a galinha, o fato é que o público alvo tem que estar claro num documento estratégico de negócio. O público alvo é aquela fatia do mercado consumidor para quem a empresa trabalha.

Por essa razão, é preciso conhecer esse público alvo. Quanto maior for o conhecimento do seu público alvo, mais você será capaz de gerar valor. É como você conhecer muito bem uma pessoa a quem você deseja presentear. Você será capaz de acertar na mosca e ainda surpreender com o presente porque você sabe o que essa pessoa pensa, gosta e deseja. Essa é a ideia. O seu público alvo é essa pessoa. A diferença é que você não quer presentear, mas vender.

As ferramentas para conhecer o público alvo são muitas nos dias atuais, sobretudo a partir do advento do marketing digital. Hoje, a quantidade de interações na internet, os analytics e uma série de informações disponíveis servem como base para levantamento das características do público alvo.

Para definir o público alvo é preciso identificá-lo e separá-lo no meio da multidão. Para poder atendê-lo é preciso saber quantos são, como são, onde estão, quais são seus hábitos de compra, no que acreditam, quais são suas necessidades e até suas crenças. Esses conhecimentos vão ajudar você a criar valor para o seu cliente e obter mais sucesso.