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Descubra como fidelizar os clientes da sua loja de motopeças

O mercado seria aparentemente perfeito se, ao fazer a primeira compra, o consumidor se tornasse um cliente fiel e assíduo do local e da marca. Seriam poupados os esforços, mas fatalmente também o seu desenvolvimento. Afinal, é o estímulo da concorrência e de satisfazer e fidelizar clientes de motopeças cada vez mais difíceis que impulsiona a empresa a investir em crescimento, melhorias e inovação.

As facilidades do mercado e a tecnologia acessível estão disponíveis para todos, inclusive para a concorrência e os piratas. Não é fácil sobreviver no mercado atual e o marketing é uma ferramenta essencial para o sucesso do negócio, inclusive para os que possuem um público-alvo mais específico como o de uma loja de motopeças.

A mudança gradual do perfil dos clientes

Até a década de 80 a palavra fidelização estava bem distante de sua prática de mercado. Afinal, o cliente procurava a empresa, fazia sua compra e voltava sempre que precisasse. Mas no mesmo período houve uma abertura maior no mercado e novas tecnologias começaram a despontar – assim como a concorrência, que expandiu o comércio e quebrou grande parte dos monopólios.

Os clientes começaram a ter opção de escolha, conseguiram pesquisar outras empresas e produtos do mercado e se tornaram mais exigentes com o que estavam consumindo. Nesse mesmo período surgiram os SACs para atendimento e reclamações, que deram voz ao cliente, só sendo superados pela expansão magnânima da internet.

Poucas são as unanimidades no ramo de marketing, tão relevantes quanto a de que o investimento em fidelizar é mais caro e mais complexo do que o de atrair. Afinal, uma propaganda bem produzida e criativa pode atrair um novo cliente para a compra, mas é a qualidade do produto, do atendimento e do preço, além das facilidades que oferece é que farão o cliente voltar.

Quando o cliente é fiel, ajuda a equilibrar e renovar os estoques com mais velocidade, mantendo a logística afinada e atualizada pelas finanças mais aquecidas. Se o cliente percebe o empenho da loja e dos funcionários em oferecer a ele o melhor, além de sempre procurar o local ainda vai indicar para os amigos e a todos que precisarem de motopeças. Com as recomendações circulando, maior serão os novos clientes.

 

Como fidelizar clientes de motopeças

Mesmo com o mercado economicamente congelado para todos, as lojas de motopeças tem uma clientela muito específica e não deixa de comprar quando necessário. A questão é comprar na sua loja.

Como qualquer cliente, o de motopeças não quer apenas encontrar acessórios diferenciados e peças acessíveis, mas ser bem tratado pelos vendedores. Como o vendedor é o cartão de visitas da loja, a equipe precisa ser qualificada e estar em constante processo de treinamento para estar atualizado sobre o negócio.

E naturalmente, ele precisa ser cordial, informado e prestativo, para oferecer ao cliente exatamente aquilo que ele precisa e não empurrar um produto que o fará ter uma compra por impulso e infeliz. Como uma espécie de consultor, o vendedor pode vender muito mais que as peças iniciais desejadas, mas dentro da necessidade real do cliente. E ele obtém as informações certas através da observação sobre o que ele está procurando, seus hábitos, o modelo da moto que possui e com uma conversa objetiva para detectar as informações importantes.

Aproveite também as redes sociais para manter uma ligação mais próxima e dinâmica com o cliente. Em geral, antes de ir até uma loja o cliente faz uma busca antes pela internet, identificando onde há o que procura, preços, promoções e vantagens. Dessa forma o site e as páginas das redes sociais precisam estar sempre ativas, com contato contínuo com o cliente, apresentando promoções e divulgando a marca de forma positiva e informativa.

Promoções e descontos são ótimos, mas quando feitos de forma descontrolada podem ser um tiro no pé. Fidelizar clientes de motopeças tem por objetivo fazer com que a loja seja sua primeira e única opção de compra, sendo adequado oferecer a eles vantagens pela preferência através de campanhas criativas e impactantes.

É preciso mostrar ao cliente o que ele só encontra na sua loja e não na concorrência, formando um elo de afetividade, compromisso e qualidade difíceis de serem quebrados. Mais do que preços e promoções, o cliente valoriza a competência dos serviços oferecidos, que vão além dos produtos de qualidade oferecidos.

Serviços especializados e customizados de acessórios, instalação das peças compradas, garantias estendidas, são algumas das opções que podem fazer a loja ir além do comércio de autopeças e se tornar essencial ao cliente.