FAX: 63 3413 7800  SAC | CALL CENTER : 0800-6427878

Passo a passo de como abrir uma empresa de motopeças

Se estiver interessado ou decidido a abrir uma empresa de motopeças, há alguns passos que você precisa seguir.

O primeiro deles, como em qualquer negócio, é fazer o planejamento estratégico. Será preciso executar uma série de estudos para chegar às informações necessárias e ter o máximo de segurança antes de abrir sua empresa de motopeças.

Algumas informações precisam ser levantadas, são elas:

Volume de vendas do setor, número e distribuição dos concorrentes, quantos e quais são os distribuidores locais, a forma de distribuição, condições e riscos de escassez de mercadorias, quem são os consumidores, como eles compram, onde compram, por que compram e como escolhem onde comprar, qual o posicionamento dos principais concorrentes e qual a estimativa proporcional de venda de cada item.

As informações acima são estratégicas fundamentais para quem deseja abrir uma empresa de motopeças. De posse das mesmas, você terá maior assertividade na hora de escolher o ponto, bem como a hora de montar seu mix de fornecedores e estruturar estoque e prateleiras, além de formular políticas de marketing e comunicação adequadas ao seu público alvo.

Tecnologia da informação

Não há como abrir uma empresa de motopeças ou de qualquer segmento de varejo sem um software de gestão, ele é essencial para dar mobilidade à gestão de todos os aspectos do negócio, como previsão de vendas, controle financeiro e gestão de estoques.

Plano de Marketing

Não comece seu negócio sem um. Esse esforço inclui a contratação de um profissional de marketing, que deve entrar na planilha de custos. Uma empresa envolvida num mercado competitivo, como é o varejo de motopeças, não pode prescindir de um plano de marketing.

É a partir do plano de marketing que você irá definir seu posicionamento, sua política de preço e comunicação.

É também a partir deste plano que você vai definir a identidade visual da empresa, estruturar seu atendimento e suas instalações de modo a atrair o seu cliente. É nessa fase que você irá estruturar sua presença digital e determinar como o marketing digital vai ajudar a alavancar o negócio.

Como Abrir uma motopeças - SIM Distribuidora

Estrutura, custo e ROI

Depois que você tem um planejamento estratégico, sabe tudo o que você precisa fazer, todos os passos e toda estrutura necessária para montar sua empresa de motopeças está em pauta, chegou a hora de levantar o custo do projeto.

O primeiro passo é fazer um levantamento do investimento inicial, que inclui instalações, mobiliário, mercadoria e abertura da empresa.

Para abrir sua empresa de motopeças você precisará também fazer um levantamento de qual será o seu custo mensal, trimestral, semestral e anual, de modo a poder planejar o fluxo de caixa e saber em quanto tempo você terá o retorno do investimento, assim como a estimativa de lucro.

Entram nesse cálculo as despesas operacionais e administrativas.

Conclusão

Cumprir passo a passo essas fases certamente irá garantir que você reduza a possibilidade de erros e aumente as chances de sucesso ao abrir uma empresa de motopeças.

É claro que há outros detalhes a serem observados e etapas a serem cumpridas, mas essas são, pelo menos dentro do segmento que você deseja, as ações elementares para começar.