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Saiba o que é Canvas e como fazer o seu

Você está montando o seu negócio de motopeças ou está no início da atividade e precisa de um maior controle sobre o seu negócio. Já ouviu falar no Business Model Canvas? O Canvas é uma ferramenta que oferece ao empreendedor uma visão abrangente do seu negócio, seja antes ou no decorrer do funcionamento da atividade.

O Canvas é um modelo capaz de te ajudar a elaborar políticas para as diversas áreas do seu negócio, sempre tendo em conta a visão da inter-relação entre elas. Vamos usar esse espaço para mostrar a você como elaborar um Canvas, de forma a deixar claro que não é uma coisa tão complexa quanto parece. Veja a seguir como elaborar um Canvas:

Como fazer um Canvas

O Canvas é uma ferramenta pré-formatada para que você apenas preencha as informações de acordo com o seu negócio. Uma vez preenchidas essas informações, você terá uma espécie de gráfico com diversos blocos de notas, cada um com um determinado tema essencial para o funcionamento do seu negócio.

Antes de saber como elaborar um Canvas, é preciso entender o que é valor, ou proposta de valor, da empresa. É aquilo que a sua empresa pretende entregar ao cliente, que inclui todos os aspectos da experiência que ele terá com sua empresa e seu produto. Já que estamos falando de uma motopeças, estamos falando de ambiente, atendimento, preço, condições de pagamento, garantias, pós venda, entrega em domicílio (se tiver), serviços, etc. Tudo isso faz parte da proposta de valor e, quanto melhor você for em cada um desses aspectos, maior valor sua empresa terá para o cliente.

Como elaborar um Canvas

O Canvas responde a quatro perguntas: como, o quê, para quem e quanto?

Cada uma dessas perguntas é respondida com as variáveis estratégicas inerentes ao seu negócio.

1 – O quê?

  •  Proposta de valor – É tudo aquilo que foi falado no tópico acima. É o seu pacote de produtos e serviços e o valor que ele tem para os seus clientes. O valor, do ponto de vista do cliente, é como ele vê o que você oferece a ele. “É a melhor loja, que tem o melhor atendimento e os melhores serviços?”. “É a loja que possui os melhores preços e condições de pagamento?”

2 – Como?

  • Principais parceiros – Aqui você deve relacionar quem são os seus principais parceiros estratégicos, aqueles que são essenciais para que o negócio funcione. Certamente, no seu caso, os fornecedores são essenciais.
  • Principais atividades – Todas as coisas que são essenciais fazer para que o negócio funcione, como atender ao cliente no balcão, organizar os estoques e as prateleiras, controlar os estoques, efetuar compras de mercadorias, etc.
  • Principais recursos – São os recursos materiais e humanos que são essenciais para o funcionamento do negócio. Funcionários da loja e o software de gestão, por exemplo.

3 – Para quem?

  • Segmentação de clientes – É preciso responder quem é o seu cliente. Respostas como faixa etária, gênero, comportamentos, estilo de vida são parte das características de um determinado público. Você pode atender a vários segmentos diferentes.
  • Canais – Como você se comunica com o seu cliente? Quais são os canais? É só no ponto de venda? Você tem um site? Faz propaganda regular em alguma mídia?
  • Relacionamento – Quais são suas estratégicas para satisfazer, conquistar e fidelizar seus clientes? O que você tenta fazer diferente da concorrência?

4 – Quanto?

  • Estruturas de custo – Quais são os custos envolvidos na operação do seu negócio? Os operacionais, administrativos, mercadorias, etc.
  •  Receitas – Quanto seu negócio obtém em receitas com os produtos entregues ao mercado? Como você recebe essas receitas?